quinta-feira, 29 de junho de 2017

Yoga em casa

Como pretendo um dia dar aulas e preciso me aprofundar um pouco mais no estudo da Yoga, decidi mudar o método. Encontrei uma professora ótima de Iyengar Yoga que está me ajudando a conhecer melhor os ásanas e preparando meu corpo para um dia, quem sabe, eu conseguir arriscar as posturas mais avançadas. Está sendo divertido.

A propósito, estou conseguindo avançar muito na minha prática em casa. Quando comecei me enchia de dúvidas sobre a estrutura da aula, como começar e terminar. Agora, depois de muitas leituras e do curso da Unipaz, tenho feito sequências deliciosas.

Gosto de começar sentando em um bloquinho, arrumando a postura e cantando três vezes o mantra Om e depois mais três vezes um mantra de proteção. Depois faço um pouco de respiração (se não estiver com as vias aéreas entupidas, o que acontece muito…), as posturas que escolhi e termino com relaxamento. Se a fome não apertar ou eu não precisar ir correndo para o trabalho, faço um pouco de meditação usando o japamala. Sério, a qualidade do meu dia melhora muito quando consigo inserir yoga logo pela manhã.

Claro que agora, com o trabalho entrando numa zona de total desconforto, não vai ser tão simples manter a disciplina. Mas vou deixar para me preocupar com isso quando a situação ficar realmente periclitante.

Abaixo deixo um pequeno esqueminha de aula interessante que achei na internet, para quem já conhece um pouco de Yoga e se animar a praticar em casa (Maria, isso nem é uma indireta!..rs).

Ah, antes que me esqueça. No esqueminha a respiração fica mais no final. Mas gosto de usar uma lógica que aprendi. Pela manhã fazer a respiração primeiro porque ela é meio anestesiante e pode te deixar meio lerdinho para o trabalho. Então o melhor é fazer a respiração ao final à noite, porque já te prepara para um bom soninho. Fica a dica!


Um comentário:

  1. Nem senti a indireta super direta kkkkkkkkkkkkk pre-ci-so dessa disciplina! Cheguei a fazer um esqueminha no começo do ano, mas não coloquei em ação... :(

    ResponderExcluir