quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Yoga Verde



A primeira leitura na área de yoga este ano foi um livro que trata de uma preocupação recorrente agora na minha vida, que é a preservação do meio ambiente. Tenho pensado muito sobre isso embora ainda esteja muito distante de um estilo de vida realmente sustentável, como almejo. A realidade é que o desafio é enorme, mas por outro lado não dá mais para pensar em adiar a ideia de que é preciso mudar.


Lendo uma revista que amo muito vi a indicação de um livro chamado Yoga Verde e resolvi comprá-lo (na Estante Virtual, sendo fiel à ideia de reutilização!). Sendo sincera esperava que ele fizesse mais conexões entre yoga e cuidado com o meio ambiente. Sei que isso seria possível dissecando temas tão trabalhados no ramo, como ética por exemplo. Em vez disso os autores trouxeram dezenas de dados alarmantes sobre a atual situação do Planeta.


Não posso nem reclamar desta escolha deles porque mostrar o cenário atual é realmente prioridade. E não tinha a mínima noção de muitas informações ali destacadas. Percebi, por exemplo, que a nossa sanha por carne é profundamente prejudicial ao meio ambiente por várias razões. Eu infelizmente amo carne mais do que gostaria, mas tenho pensado em algumas alternativas para minimizar isso.


Além dos dados, o livro traz no final muitas dicas para ter uma vida mais sustentável (e diminuir nosso impacto negativo no mundo) e vários sites e documentários legais para se aprofundar na questão.


Quanto mais a gente adquire consciência dos processos (de como uma carne é produzida, quanto de água se gasta, quanto tempo uma embalagem demora para se decompor), mais poderemos fazer escolhas inteligentes. Então fica aí a primeira dica de livro do ano e bora fazer um esforço para mudar essa bagunça toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário