segunda-feira, 6 de março de 2017

Desafios da nova alimentação

O tipo de alimentação proposta no curso de yoga é bem desafiante. Exige bem mais que esquentar a barriga no fogão - aliás, a ideia é ficar o mais distante possível dele! O que devemos é preparar os alimentos em temperatura ambiente e, principalmente, germiná-los para aproveitar o máximo de seu potencial e vitalidade.

A parte de germinação eu aceitei bem, mas ainda não consigo pensar em aderir a certos tipos de alimento sem cozimento. Até porque sou friorenta e sinto necessidade de comer coisas quentes o tempo inteiro! De forma que é melhor ir por etapas.

Alimentar de forma saudável requer um pouco de tempo e paciência. Comprei terra orgânica no supermercado e na semana passada me aventurei com a primeira “plantação” de girassol. Não saiu 100% bonitinho, mas está valendo. Acho que deixei as sementes por tempo demais mergulhadas na água e a raiz criou fungo. O broto cresceu normalmente e só aproveitei a metade do caule para cima. Bom, o importante é dizer que usei no suco verde e ainda estou viva (rs).

Cada tipo de grão tem seu tempo mergulhado em água. Acho que aí que reside um pouco da minha dificuldade. Porque numa vida sem rotina como a minha é difícil programar isso. No caso das ss sementes que dormem mergulhadas em água e no dia seguinte eu só escorro é muito fácil, como é o caso da lentilha. Mas o trigo, por exemplo, exige regas constantes durante o dia. E o que acontece se não estamos em casa para fazer isso? Conto depois (rs).

Mas nada disso me fará desistir. Até porque não tem outro modo de aprender essas coisas que não seja na prática. Já consegui a germinar a lentilha e essa semana o esforço é para ver o trigo crescer. Em breve teremos notícias!

Aqui tem uma ilustração do processo que encontrei no livro “Você sabe se Alimentar?”.

 




E aqui um site para quem quer conhecer mais sobre o assunto http://www.terrapia.com.br.

------

O mais desafiador, porém, é seguir adiante com o propósito mesmo com tantos comentários negativos. Quando falo do meu novo estilo de vida alimentar (que, aliás, estou mudando bem vagarosamente) noto que causo uma certa comoção.

As pessoas parecem se sentir agredidas e é como se minha fala invalidasse o modo delas de viver. Muito louco isso. Há um grande esforço para mostrar como estou errada, fanática ou manipulada - mesmo que eu continue ainda tomando meus refrigerantes, comendo minhas pizzas e mantendo normalmente a vida social.

A maioria quer tratar como distúrbio (especialmente depois do comentário da Rita Lobo...rs) uma busca natural por uma vida mais saudável. Acham que é loucura quando, para mim, o mais louco é ver como as pessoas não contestam a alimentação contaminada e artificial das indústrias! Ok, já fui dessas de sobreviver de embutidos e enlatados, mas nunca achei que quem buscava uma alimentação saudável fosse manipulado. Minha preguiça de cozinhar nunca afetou desse modo o meu juízo.

Eu não desejo catequizar ninguém, mas como me sinto empolgada com o que estou aprendendo fico querendo dividir com todo mundo. Simplesmente não consigo me conter! Eu já vejo as mudanças positivas no meu corpo e quero que as pessoas que amo experimentem o mesmo. Mas em nome da boa convivência social já prometi me conter (rs).

Um comentário:

  1. Alimentação sempre foi algo muito difícil para mim. Pensa! Há pouco mais de um ano nem alface eu comia rs Os brotos ainda não nível 12 de avanço kkkk sinto que fiz mudanças também, mas ainda estou num estágio beeem aquém do seu ... rs E não dá bola p os outros não...

    ResponderExcluir