domingo, 19 de fevereiro de 2017

Yoga e alimentação


Aprendi uma perspectiva totalmente nova sobre alimentação no módulo desse fim de semana do curso de yoga da Unipaz. Eu já achava divertido estudar as propriedades dos alimentos e começar a inserí-los no meu cotidiano. Mas o ponto de vista espiritual é ainda mais rico. A yoga é quase uma poética da alimentação, do respeito com o nosso corpo e com o meio ambiente, da atitude sagrada diante do ato de comer.

O mais legal foi sair um pouco da teoria e ver tudo de perto. Experimentamos brotos germinados, suco de clorofila, colocamos a mão na terra, plantamos. E estou em estado de apaixonamento com o meu copinho de sementes de girassol! Meus planos mais ousados de vida no momento envolvem a compra de terra e de sementes e um modo de cultivá-los nos espaços mínimos do meu apartamento. Vai dar certo! (rs)

Eu já melhorei muito a minha alimentação desde que comecei a me dedicar ao assunto, mas o aprendizado parece que é infinito. Quando mais me conscientizo mais percebo o disparate que é culparmos o universo por nossas doenças quando tudo que fazemos é uma agressão ao nosso corpo. Não deixei de comer besteiras - ainda - , mas agora como com total consciência de que aquilo não me faz bem. E aos poucos vou mudando o que é preciso.

Para quem se interessa pelo assunto, livros recomendados pela teacher:

- Bontempo, M. Guia Prático da alimentação natural- Dietas, cardápios e receitas: uma abordagem médica. Best Seller, 2a edição, São Paulo, 1994.
- Cousens, G. A dieta do arco-íris: alimentação ideal para a harmonização corpo-espírito.
Record, Rio de Janeiro, 1986.
- Gonzalez, Dr. Alberto Peribanez. Lugar de Médico é na Cozinha. Artes Gráficas Edil, Rio de Janeiro, 2007.
- Soleil. Você sabe se alimentar? 7a Edição, Paulus, São Paulo, 1992.
- Soleil. Você sabe se desintoxicar? 4a Edição, Paulus, São Paulo, 1993.


2 comentários:

  1. Esse módulo fiquei com vontade de fazer! rs Depois quero saber tudo! Tenho dificuldades com brotos, justamente por pensar que eles estão vivos! Meio estranho minha lógica, mas enfim kkkk Tenho terra e floreira sem uso aqui em casa! Bora plantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acredita que também fico com certa gastura vendo as raízes crescerem na terra? Pensa no tanto de coisa errada que estamos aprendendo nessa vida para estar sentindo isso...kkkk. Sim, vamos plantar! É muito legal e o broto é uma delícia!

      Excluir