segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Ayurveda

O módulo desse fim de semana no curso de Yoga foi sobre Ayurveda, que é a filosofia médica oriental. Aprendemos sobre os doshas, que são as nossas constituições físicas e mentais relacionadas com os elementos naturais. Meu teste indicou predominância de Pitta, o que indicaria um perfil mais de liderança, mais autoritário e competitivo. Não entendi nada, pois isso é muito anti-Erika. Então decidi ignorar o teste (rs) e me autoproclamar Vatta que, vejam só, tem tudo a ver comigo: as pessoas desse dosha são ágeis, curiosas, com a mente sempre em movimento, memória curta (o que explica o fato de perdoarmos rápido..rs), inconstante e indecisa. Gente, essa sim sou eu!

O mais interessante de conhecer sobre os doshas é aceitar mais facilmente as características do nosso corpo. Na minha prática de yoga eu ficava achando que tinha de alcançar determinadas posturas, mesmo que não forçasse tanto naquele momento. Pensava que o fato de não estar conseguindo atingir a minha meta era simplesmente falta de treino (o que também deve ser considerado...rs). Mas existe outro componente mais importante, que é o nosso tipo físico. E Vatta pelo que entendi é um ser duro por natureza (rs), com pouca água no corpo, o que também explica porque minhas articulações estalam tanto! Depois de descobrir isso vou ficar mais gentil comigo nas práticas.

Outra coisa legal desse módulo é que tivemos de dar uma pequena aula para os nossos colegas. E, mesmo tímida, achei que me saí tão bem! Se eu começar a arriscar acho que poderei mesmo dar aulas quando terminar o curso. Já pensou que divertido? “Oi, sou Erika, assessora de imprensa e professora de yoga”.

Quanta empolgação...rs.


Um comentário: