terça-feira, 27 de outubro de 2015

Consumo consciente

Quando estava fazendo minha especialização em comunicação me deparei com um modelo interessante de consumo denominado consumerismo, em oposição ao consumismo. Foi um tema que particularmente me interessou porque sou muito controlada com as minhas finanças, mas ainda assim sinto que faço muitos gastos desnecessários com objetos que nem sei a procedência. E o consumerismo é exatamente isso: comprar com consciência, o que incluir frear os impulsos desnecessários mas também optar por um consumo ético, responsável e solidário.


Para mim não tem ação mais yogue do que a de agir conscientemente em todos os aspectos da vida. E o consumo, é claro, não poderia estar de fora. Até porque os resultados de nossas ações afetam a todos, e temos de pensar nas gerações futuras que merecem ter qualidade de vida em vez de viver em um planeta soterrado por objetos inúteis.


Há várias abordagens sobre o tema, mas sugiro aqui um documentário chamado The True Cost que conta a história não-oficial das roupas que “inocentemente” usamos, sem pensarmos no peso das nossas escolhas.




E aqui um artigo um pouco mais detalhado sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário