quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O momento presente manda a ansiedade embora

Em uma aula de yoga você vai sempre perceber que o professor te convida sempre a vivenciar o momento presente. Ele não fala em algo abstrato, como se fosse preciso abandonar todos os seus afazeres para viver uma “vida louca”. Perceber o seu corpo, as luzes do ambiente, as sensações, tudo isso te tira da armadilha da mente que te deixa preso ao passado – o que te deprime – ou ao futuro – o que te enche de incertezas e ansiedade.

A mensagem mais transformadora que a yoga pode ensinar é essa: viva o presente. O agora é o melhor caminho para a felicidade. Tente neste momento: em vez de pensar nas tarefas que têm, só perceba a sua respiração. Ou o aroma da sala. Foque exatamente no que você está sentindo. Isso é desenvolver a atenção plena.

Claro que no começo não é tão simples, porque um padrão errado já foi estabelecido ao longo dos anos. Mas saiba que o ruído interno incessante pode ser dominado. Tudo é uma questão de ser gentil consigo mesmo durante o aprendizado e não se martirizar toda vez que seus resultados não corresponderem aos seus esforços.

Um livro interessante que sobre os benefícios do silêncio é O Poder do Agora, de Eckhart Tolle, que é denominado de guia para a iluminação espiritual. Nos primeiros capítulos o autor fala da nossa identificação com os nossos pensamentos, que nos faz acreditar que são a nossa essência. A verdade, contudo, é que não somos os nossos pensamentos.

Perceber isso requer um pouco de prática. Você deve acionar um “Eu Observador”, algo que está além da sua mente e te permite observar os seus pensamentos. Tente fazer isso agora, ao ler essas palavras. É provável que você formule algum julgamento sobre elas. Preste atenção ao que sua mente diz. Aquele que observa o que você diz é o seu Eu Observador.

Essa é uma forma de se perceber seus padrões destrutivos e concepções errôneas que carrega. Frases que repetimos a todo momento – não sou competente para isso, não sei cuidar de animais, não consigo guardar dinheiro – e que acabamos por estabelecer como verdade suprema aos poucos vão ruindo.
cha
Porém, tão ou mais importante do que observar os pensamentos é fazer o esforço para viver mesmo no agora. Se tudo isso te parece abstrato demais, uma forma interessante de começar é tentando a meditação do chá

Veja como ela é feita:

* Prepare um chá de sua preferência.
* Escolha uma música bem tranqüila e suave.
* Sente-se numa posição confortável e procure relaxar o
corpo e a mente.
* De olhos fechados, comece a tomar o chá gole por gole, bem devagar.
* E aos poucos, relaxe o corpo enquanto absorve o calor do chá.
* Concentre-se em cada gole, sem pressa alguma.
* Sinta a gostosa sensação do chá aquecendo-o por dentro.
* Faça isso com bastante calma e suavidade.

Com um pouco de prática é possível fazer isso em outros momentos da sua vida. Além de ajudar a reduzir a ansiedade, esse tipo de exercício te faz ficar mais focado nas suas atividades rotineiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário