terça-feira, 6 de outubro de 2015

Corpo e mente: tudo junto e misturado

A doutrina advaita defende - simplificando bem aqui a minha explicação - que nada se passa na mente sem que o corpo manifeste e que nada se passa no corpo sem que a mente acuse. É isso que tenho aprendido desde que comecei a minha terapia, há um ano. É incrível como o corpo nos comunica coisas que a mente insiste em esconder. Foi prestando atenção nos efeitos que cada gesto ou palavra fazem no meu corpo que comecei a identificar as situações que me incomodam e as pessoas com quem não me relaciono bem.

A minha parte exigente, por exemplo, adora atacar a área que fica ali no estômago (anatomia não é o meu forte, então ignore qualquer erro grotesco...rs). Quando alguém me magoa, o coração fica bem pequeninho e apertado (ah, essa é fácil!!!...rs). E a raiva acerta em cheio o pobre do meu diafragma. Descubro que tive dias difíceis quando, na terapia, encontro vários pontos de tensão espalhados pelo corpo. Tensões que vão muito além ali da região das costas. Aí é um sofrimento só para desbloquear tudo isso. Minha mandíbula, outro ponto onde acumulo a raiva, até hoje não está pronta para partir para o mundo (rs).

Na terapia corporal esse trabalho é bem direcionado, mas a yoga também é maravilhosa para aprendermos a descontrair todos os membros do nosso corpo. Por isso, quando desenrolo o meu tapetinho, tento fazer um trabalho que alcance os grupos musculares dos pés à cabeça. É um trabalho intuitivo, claro, porque ainda não estudei yoga como pretendo (um plano para o futuro!).

Depois que tomei consciência de como corpo e mente no final são uma coisa só, parei de me envergonhar pelos muitos minutos dedicados a atividades como natação, luta, bicicleta, corrida...Realmente percebi como tudo isso me faz muito, mas muito bem, e vi que não era só a questão estética que contava. Hoje, se minha mente está me enlouquecendo, me entrego sem culpa a qualquer coisa que me ajude a voltar ao meu centro. E, quando sou eu quem já estou no comando, gosto de fazer a meditação para me manter equilibrada.

Em breve serei muito boa nisso tudo.


Um comentário:

  1. Atividade física (academia) continua sendo uma tortura para mim snif... comofas? Parece que é o momento que a mente domina... :(

    ResponderExcluir